Samba de Gafieira

[mk_image src=”https://dancabrasilia.com.br/danca/wp-content/uploads/2015/11/samba.jpg” image_width=”299″ image_height=”399″ lightbox=”true” frame_style=”rounded” target=”_self” caption_location=”inside-image” align=”left” width=”1/1″ el_position=”first last”]

O SAMBA

OS REGISTROS OFICIAIS DO SAMBA
– Origem da palavra samba
=> semba => umbigada (dialeto luanda)
Os primeiros registros da palavra apareram no nordeste em um texto impresso no começo do século XIX por um padre chamado Lopes Gama.
A primeira música
Oficialmente foi em 1917 com a gravação de “Pelo Telefone” da dupla Donga/Mauro de Almeida. Alguns analisam que essa música possui características fortes que lembram muito o ritmo maxixe e, que portanto, não é samba. Há outras versões que dizem existir outras gravações de samba que datam entre 1912 e 1914.

COMO FOI SURGINDO O SAMBA
Na década de 30, o maxixe foi transformando-se ou cedendo lugar para um estilo de dança: o samba. É válido lembrar que o samba é ritmo expresso através de instrumentos musicais.
O samba de gafieira firmou-se na década de 40 no Rio de Janeiro como dança de salão, mas continua evoluindo até hoje, absorvendo influências das mais diversas danças.
Foi possivelmente na década de 80 que o samba de gafieira começou a perder a sua forma original de se dançar, pois nota-se a inclusão de diversos passos de tango a partir daí, como as sacadas batizadas de pernadas no samba. Atualmente também já incluíram passos do bolero no samba.
Músicas que dançam Samba de Gafieira, podem ser dos cantores: Martinho da Vila, Alcione, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão.

COMO ENSINAMOS
– Samba de gafieira (estilo Jaime Arôxa)
– Aprendiz, Intermediário e Avançado