+55 61 9384-9866contato@dancabrasilia.com.br

Salsa Caribeña

Casa / Salsa Caribeña

z1

SALSA
“Salsa” é, antes de mais nada, uma palavra espanhola que significa “molho”, ou seja, uma mistura de diversas substâncias para condimentar comida.
Mas existe um outro tipo de “Salsa”, em cujos ingredientes são “condimentos musicais”, constituídos pelo “son Cubano”, condimento base, Merengue dominicano, Cumbia colombiana, Jazz norte-americano, Samba brasileiro, Mambo e outros ritmos musicais do Caribe.
Não podemos falar da salsa sem nos debruçarmos uma pouco sobre o género que constitui a sua raiz: o son cubano. Este ritmo nasceu nos campos do oriente cubano na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e africana. Devido a essa união perfeita, ao chegar nas cidades no início do século XIX, contagiou a população.
Em 1909 fez a sua entrada em Havana, nas mãos dos soldados do exército permanente do governo da época. Em 1920 aparece o Sexteto Habanero, um grupo que marcou um estilo muito próprio no son cubano.
Nesta década surgiram outros grupos musicais como o Septeto Nacional de Ignácio Piñeiro, criado em 1927, grupo que se mantém até os dias de hoje. Músicas como Échale Salsita, El Guanajo Relleno e Suavecito, ainda são interpretadas e conhecidas internacionalmente. Também devemos citar o antológico Trio Matamoros, fundado em 1925, que nos deixou El son de La Loma, El que Siembra su Maiz, La Mujer de Antonio e Lágrimas Negras, entre outras.
Em 1950, Arsénio Rodríguez vai viver em Nova York e forma outro grupo, sendo um dos precursores do movimento salsa nos Estados Unidos. Entre as músicas mais famosas de Arsenio estão Fuego en el 23, El Guayo de Catalina e Bruca Maniguá.
O son chega então a outros países como Venezuela, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana, México e Estados Unidos.
Os anos 50 destacam-se pela aparição de um dos maiores intérpretes do género de todos os tempos: o grande Benny Moré com a sua Banda Gigante.
Os anos 60 e 70 marcaram a salsa com a duas vozes mais bonitas do mundo, aparece no son cubando a diva musical Celia Cruz e Tito Puente, um dos maiores intérpretes do gênero na atualidade.

COMO ENSINAMOS
– salsa cubana – aprendiz e avançado
– salsa caribeña – aprendiz e avançado

Contatos

Nós não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos retornar para você , o mais cedo possível .