+55 61 9384-9866contato@dancabrasilia.com.br

Federação

Casa / Federação

A HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DO FORRÓ
 
No ano de 2000 nasceu a Federação Brasileira do Forró, onde reuniu vários professores para discutir e promover uma entidade a nível do Distrito Federal e do Brasil, pensou-se então em realizar vários cursos de dança e organizar palestras sobre o tema “forró” para divulgar a Federação. No mesmo ano a entidade foi contratada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande na Paraíba para realizar nos festejos de São João, o maior evento de dança no ritmo do forró em todos os tempos, uma maratona com a apresentação do “Grupo Forró Sem Dó” de Brasília, para entrar no livro Guinness Book de recorde dançando forró por 6:31h sem parar, foi um sucesso para a Federação e para os dançarinos.
                                
Em 2001 a Federação elaborou um projeto em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, através do FAC, para dar aulas de dança para jovens carentes em todo o Distrito Federal, inteiramente gratuito, foi aprovado com sucesso.
 
                                
Em 2003 a Federação fez um convênio com a Secretaria de Cultura do DF para realizar uma OFICINA DE DANÇA DE SALÃO para o aprendizado da dança.
 Foi reconhecida por vários órgãos públicos como uma entidade cultural na área da dança com um projeto sócio-cultural, que retira os menores das ruas do Distrito Federal, ensinando gratuitamente a dança de salão, no caso específico do “Projeto Dançando Com Gente Nossa”, apoiado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Em 2005 a Federação recebeu novamente recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF para desenvolver um novo projeto “Dança para todos” para dar aulas de dança para jovens carentes na cidade de Ceilandia, onde matriculou cerca de 80 adolescentes e jovens na idade de 14 a 25 anos, para aprender a dançar:forró, pagode e sertaneja.
 Em 2006, novamente, a Federação recebeu recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF para desenvolver e dar continuidade ao projeto “Dança para todos” para dar aulas de dança para jovens carentes na cidade de Samambaia, onde matriculou cerca de 100 jovens na idade de 14 a 25 anos, para aprender a dançar:forró, pagode e sertaneja.
 Em 2005 e 2006 realizou várias apresentações e palestras sobre o forró no Distrito Federal e coordenou o Projeto “Dança Para Todos” na cidade de Samambaia – DF, onde cadastro mais de 100 jovens e 50 adultos carentes, ministrando aulas de forró gratuitamente.
Em 2007 o projeto “Dança Para Todos” foi realizado até maio de 2007 com o patrocínio do FAC – Secretaria de Cultura do DF.
Em 2008 projeto “Dança Para Todos” foi realizado com o patrocínio do FAC – Secretaria de Cultura do DF.
 Em 2009, 2010 desenvolvemos dois projetos: “Dança Para Todos” para jovens carentes de Samambaia – DF (aos sábados pela manhã) e o Projeto “Feliz Idade” para idoso de Samambaia de DF (aos sábados à tarde) com o patrocínio do FAC – Secretaria de Cultura do DF.
           
                          Projeto “Dança Para Todos”
              ADE Samambaia –  Conjunto 4 Lote 10 – Samambaia Sul – DF

  
  Projeto “Feliz Idade”
STUDIO DE DANÇA BRASÍLIA – ADE Samambaia Sul – Conjunto 4 Lote 10 (altura da 510)

 Números da Federação: 612 (siscentos e doze)  jovens  já participaram de cursos de dança de salão (gratuito) realizado pela FEDERAÇÃO BRASILEIRA DO FORRÓ na cidade de Ceilandia/Samambaia – Distrito Federal, durante 10 (dez) anos, 22 (vinte e dois) jovens formaram-se instrutores de dança e 37 jovens formaram-se monitores de dança e já começaram a fazer estágios através de várias academias e projetos. A Federação realizou três projetos de dança de salão no Distrito Federal, um junto ao Banco Interamericano  de Desenvolvimento – BID e 8(oito) junto à Secretaria de Cultura do DF, organizou 02 (dois) concursos de dança de salão na cidade de Samambaia e na Boite Café Cancun (BrasíliaDF), ministrou oito palestras em Escolas Públicas e em órgãos públicos como: Corregedoria da Geral da União – Presidência da Republica, Ministério da Saúde e ANVISA, PRU-DF sobre a História do Forró e suas origens, realizou mais de 150 (cem) apresentações de dança em festas juninas, escolas públicas e particulares, instituições sociais e culturais no Distrito Federal e em todo o Brasil. Participou da maior festa de São João do Nordeste na cidade de Caruaru – PE.
 A Federação tem um dos maiores acervos de pesquisa no ritmo “forró”, onde a já catalogou a maioria das bandas de forró e casas noturnas com endereços em todo o Brasil, pesquisou a história do “forró”, dança típica brasileira, em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Tem a maior coleção de cd’s de forró do Brasil com mais de 420 cd’s e 1.900 músicas de forró cadastradas.
 Documentação da Federação:
 
É cadastrada como Entes e Agentes Culturais no Distrito Federal – Secretaria de Estado da Cultura do DF –  sob nº 2409/2011.
 Seus profissionais são cadastrados no Ministério do Trabalho como “Dançarinos Profissionais”.
Criou e instituiu o Grupo “FORRÓ SEM DÓ” (apresentações de forró – 1998)
 É cadastrada na Secretaria de Estado de Solidariedade do DF com entidade prestadora de serviços voluntários culturais para comunidades carentes do DF.
Criou e instituiu o Grupo “Dança Brasília” (grupo de apresentações de dança de salão) em 2004.
 Coordenou e Patrocinou o I e II FESTIVAL DE DANÇA DE SALÃO DO DF E ENTORNO (2009 e 2010) – com a presença dos Coreógrafos Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Marcelo Chocolate, Patrick Oliveira e Fabiana Terra (Campões de Salsa), Jorge Damian Mariño e Sara Parnagoni (Campeões Mundiais de Tango), atualmente Campões de Tanto de Buenos Aires.
Divulga suas atividades do forró na página do STUDIO DE DANÇA BRASÍLIA
www.dancabrasilia.com.br
www.festivadedancadf.com.br
Implantou 10 (dez) projetos de melhoria de qualidade de vida aos servidores públicos no Distrito Federal, através de contratos com órgãos públicos, tais como:
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES – 2001
 MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇOES – 2001
 IBAMA – 2004
Contatos

Nós não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos retornar para você , o mais cedo possível .